Entrada do prêmio de Hackamake: Avisos de terremoto via Tweets
Ondas sísmicas viajam com a crosta da Terra a cerca de quatro quilômetros por segundo. A luz viaja com fibra em cerca de 200.000 quilômetros por segundo. Tomando a rede LAG em conta, é possível verificar um tweet sobre um terremoto alguns segundos antes que a agitação seja iniciada. Esta é a ideia por trás de uma faixa XKCD e um trabalho para o prêmio Hackaday.
[Zalmotek] O dispositivo de validação do terremoto é uma caixa conectada à Internet projetada para aqueles poucos segundos entre perguntar a si mesmo: ‘Isso é um terremoto’, bem como dizer: ‘Sim, isso é totalmente um terremoto’. Dentro desta caixa montada na parede é um sensor de vibração sensível, bem como um microcontrolador ligado à Internet. Se o sensor de vibração for desligado, ele verifica a Web – o site da USGS é um excelente começo, pelo método – para qualquer tipo de terremotos grandes e regionais. Se houver uma possibilidade que agitar é um terremoto, as luzes, assim como as sirenes, dizendo-lhe para tomar capa.
O conceito de um ‘dispositivo de aviso de terremoto’ não é novo. O USGS tem um sistema em local para apenas esse tipo de coisa. É ótimo ver pesquisadores independentes que trabalham nisso, no entanto, assim como faz para uma excelente entrada no prêmio Hackaday.
O Hackadayprize2017 é patrocinado por: